O Karate Shotokan e Museu do Karate

MUSEU DO KARATE BRASILEIRO


O KARATE RUDE E FEIO DA ANTIGA OKINAWA




KARATÊ SHOTOKAN

 

"O fator mais importante na arte do Karatê não está baseado na vitória ou na derrota, mas no aperfeiçoamento do caráter dos seus participantes" Mestre Guichin Funakoshi

Kara significa "vazio" significa "mãos" e Do significa"caminho". Dessa forma, o significado mais direto deKaratê-Do é "o caminho das mãos vazias", explicitando o fato de que, no Karatê, não se pratica o uso de nenhum tipo de arma. O Karatê é uma arte de defesa pessoal em que o corpo e a mente trabalham perfeitamente entrelaçados.
Shotokan é o nome do estilo de Karatê praticado na ALNKK. Atualmente este é gênero mais popular no mundo . Apesar da história do Karatê, e das artes marciais asiáticas em geral, ser bastante nebulosa pela falta de registros históricos, a história do estilo Shotokan é bastante conhecida e acessível, pois é um estilo realtivamente moderno, com menos de 100 anos de existência.
O seu fundador foi Guichin Funakoshi (foto). Funakoshi também foi o homem que apresentou o Karate ao resto do Japão, pois antes este só era praticado na ilha de Okinawa. Shoto era o nome com que Guichin Funakoshi assinava os seus poemas. Quando inaugurou a sua primeira escola de Karate, seus alunos a chamaram de Shotokan ("escola de Shoto"), em homenagem ao seu mestre.

Os treinos na ALNKK, são divididos em kihon, kata e kumite:




Kihon: é a prática dos movimentos individuais. Através da repetição dos exercícios, busca-se aperfeiçoá-los e torná-los naturais. A prática dos fundamentos é essencial. Sem o domíno dos fundamentos as técnicas não terão a eficiência necessária para aplicá-las ao kumite.


Kata: são os exercícios formais. É uma luta contra adversários imaginários, onde todo movimento tem uma aplicação prática, de defesa ou de ataque. O kata é a raiz do Karatê, de onde todas as técnicas de luta e defesa florescem. Os katas praticados no estilo Shotokan são: Heian Shodan, Heian Nidan, Heian Sandan, Heian Yondan, Heian Godan, Tekki Shodan, Tekki Nidan, Tekki Sandan, Bassai Dai, Bassai Sho, Kanku Dai, Hanguetsu, Empi, Jion, Jiin, Jitte, Chinte, Wankan, Gankaku, Nijushiho, Sochin, Unsu, Meikyo. Kankusho, Gojushiho Sho, Gojushiho Dai.

Kumite: é a prática do combate. São três os tipos de kumite, a saber:
Yakussoku Ippon Kumite, ou Kihon-Ippon Kumite: os praticantes combinam previamente o golpe e o local do golpe (rosto ou estômago) e a defesa a ser utilizada. Essa prática é feita sem movimentação, e é o mais básico dos três tipos de kumite.
Jyu Ippon Kumite: Os praticantes combinam previamente o local do golpe. Qualquer defesa pode ser utilizada. O golpe deverá ser "limpo", isto é, sem utilização de fintas, e o atacante deve aguardar a defesa e o contra-golpe antes de continuar.
Jyu Kumite: é a luta propriamente dita, com movimentação livre e controle dos golpes, uma vez que nada é combinado previamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário