quarta-feira, 23 de julho de 2014

Unificação do Karate

Para aqueles que, como eu, sonhavam em ver o karate unificado, fortalecido, e que se deprimiam cada vez que uma nova federação ou organização era formada, ótimas notícias:
Após 35 anos de desentendimentos e divisões, foi fundada, na Suíça, a United World Karate (UWK).
Antes que se pense que trata-se de mais uma Federação, explico que a UWK foi fundada exatamente com o intuito contrário, oi de agregar. Sob a UWK, haverá três formas de competição: O karate Geral, o Karate Tradicional e o Karate de Contato. Várias federações mundiais se uniram para fundar a UWK, que teve como primeiro presidente eleito, o sr. Richard Jorgensen, atual presidente da ITKF.
Tudo indica que essa organização tentará ser reconhecida pelo COI para que o karate possa, finalmente, entrar nas Olimpíadas.
Através da divisão em três categorias, a UWK não deixa ninguém de fora: para os que competem no sistema da WKF, há as regras do Karate Geral; para aqueles que competem no shobu ipon, há o Karate Tradicional; e para aqueles que competem na categoria de contato total (Kyokushin, por exemplo), há o Karate de Contato.

Parece ser um passo na direção certa. Depois de tantos anos rumando na direção errada, o karate parece finalmente estar tomando um caminho de unificação e fortalecimento, que pode culminar com a entrada nas Olimpíadas.

OSS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário