sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Paulo Urquisa e a Faixa Preta!

Karate JKA Arapongas

Nas minhas primeiras semanas na Associação Londrinense de Karate vários sempai me ensinaram os primeiros movimentos, kiba dachi, fechar a mão, tzuki etc.
Mas as mãos dele me chamaram atenção. Foi a primeira vez que ouvi a palavra makiwara.
“Tem que bater com força!”, ele dizia.

Paulo Urquisa era faixa vermelha (na época a vermelha vinha depois da laranja) quando eu entrei na academia em 1976/77. Eu disparei e em 1984 fui aprovado para shodan. Paulo Urquisa aguardou exatos 40 anos!

Desde a primeira vista aprendi a conhecer e respeitar meu senpai Paulo Urquisa, eu entendi também porque o Prof. Norio sempre teve nele um amigo de confiança.

Há 40 anos o senhor Paulo esta presente e atuante em todos os momentos importantes desta associação; ninguém conhece tão bem a historia da ALNKK quanto ele. Mais do que isto, há muito tempo ele registra em ata todas as reuniões da academia para que ninguém saia por ai choramingando ou colocando em duvida os rumos deste Dojo. Está tudo registrado e assinado pelos homes e mulheres presentes.

Vejo os jovens faixas pretas, alguns graduados com menos de 4 anos de treino, e que nunca bateram num makiwara ostentando as faixas como se fossem troféus.
Já vi alguns até corrigindo o velho Paulo Urquisa. Que paciência, que piada!

É do jovem ignorante o ímpeto de sair atropelando tudo e todos, esquecendo que para que ele chegasse onde está; alguém já esteve antes desbravando o caminho, afastando os espinhos e sinalizando as armadilhas.

Parabéns Paulo Urquisa! Muito Obrigado!
Tomara que mais karatecas conheçam a sua história e aprendam com seu exemplo.

Oss!




Nenhum comentário:

Postar um comentário